Dicas e tutoriais

Ideias de cupons de desconto para o seu restaurante

Cupons de desconto são uma das ferramentas mais poderosas que um restaurante tem para atrair e fidelizar clientes. Nesse post vamos explicar passo a passo como criar cupons que dão resultados com alguns exemplos que você pode usar na sua loja hoje mesmo!

Como os cupons funcionam?

Os cupons de desconto funcionam de forma automática e 100% integrada em seu sistema. Seu cliente pode utilizar o cupom através do site e o benefício será adicionado automaticamente no pedido dele, e além disso o atendente também consegue adicionar cupons manualmente em pedidos através do nosso PDV.

No painel do Delivery Turbo, você pode criar cupons com 4 tipos de benefícios, são eles:

  • Desconto fixo (ex: 8 reais de desconto)
  • Desconto percentual (ex: 15% de desconto)
  • Entrega grátis (o site vai zerar a taxa de entrega do cliente)
  • Item grátis (Você pode escolher 1 produto para oferecer de graça no pedido)

E além disso, em todos os cupons você pode definir regras para o cliente conseguir utilizar o cupom… Essas são as regras disponíveis:

  • Data de validade
  • Horário permitido de uso
  • Pedido mínimo
  • Válido apenas para retirada em balcão
  • Quantidade de cupons disponíveis
  • Datas disponíveis para uso
  • Limite de cupom por cliente

Com a combinação de tipos de benefícios e regras para resgate nós conseguimos criar campanhas incríveis e com uma excelente taxa de retorno.

Campanha 1: Tempo ocioso

Praticamente todo delivery possui horários de picos bem definidos… Se você trabalha de noite, provavelmente o seu horário de pico fica entre 20h e 22h. Pra quem trabalha ao meio-dia o horário de pico tende a ser entre 11h e 13h. Sua equipe fica “parada” no início ou final do expediente pois você não recebe pedidos? Isso se chama “tempo ocioso” e significa que você tem estrutura para uma demanda maior nesse período. E se você conseguir migrar parte dos clientes que pedem no horário de pico para esse tempo ocioso? Quais as vantagens?

  1. Você aumenta o seu faturamento em um período que normalmente não costumava render muitas vendas;
  2. Você libera espaço na sua produção para vender ainda mais no horário de pico;
  3. Você pode atrair novos clientes que tem o hábito de pedir nesses horários e assim diminuir o tempo ocioso da sua equipe.

Como podemos fazer isso com uma campanha de cupons de desconto? É simples! Vamos criar um cupom de benefício para o seu tempo ocioso. Para criar a nossa campanha de exemplo, vou considerar uma hamburgueria que abre às 18h e tem um horário de pico entre 20h e 22h. O benefício desse cupom pode ser qualquer um, mas no exemplo abaixo vou usar o cupom de taxa de entrega grátis.

Exemplo de cupom:

  • Benefício: Taxa de entrega grátis
  • Regra: Válido entre as 18h e 19h30
  • Divulgação: Redes sociais e folders

Campanha 2: Poucos entregadores disponíveis

Esse é outro caso bastante comum para quem trabalha com delivery… Algum dos seus entregadores faltou sem avisar, estragou a moto ou você está prevendo uma demanda acima do normal por conta de um feriado ou algo do tipo? Em qualquer um desses casos, a tendência é sobrecarregar o seu delivery e você pode atrasar entregas, ser obrigado a recusar pedidos e até mesmo perder clientes por qualquer insatisfação gerada… Como podemos resolver isso com cupons de desconto?

Vamos criar um cupom válido apenas para retiradas em balcão. Parece uma solução simples, mas com esse cupom, parte dos clientes que pediriam delivery podem optar por ir buscar o pedido na sua loja… Dessa forma você consegue atender mais pedidos sem sobrecarregar as suas entregas.

Exemplo de cupom:

  • Benefício: 10% de desconto
  • Regra: Válido apenas para retiradas
  • Divulgação: Redes sociais e WhatsApp

Campanha 3: Divulgação de produto

Você está lançando uma nova bebida, sobremesa ou quer divulgar mais algum produto para aumentar as vendas? Que tal lançar alguns cupons de desconto de cortesia para os clientes conhecerem esse produto?

Vamos usar um exemplo de uma pizzaria, que lançou um novo sabor de pizza broto de sobremesa e quer aumentar as vendas. Com um cupom de item grátis, o cliente que usar o cupom vai ganhar uma pizza broto no pedido. Para evitar que os clientes façam pedidos pequenos (somente bebida por exemplo) para ganhar a cortesia, podemos adicionar uma regra de pedido mínimo. E além disso, você pode limitar a quantidade de cortesia que quer distribuir com a regra de quantidade de cupons disponíveis..

Exemplo de cupom:

  • Benefício: Pizza broto de Nutella
  • Regra 1: Apenas 10 cupons disponíveis
  • Regra 2: Pedido mínimo de 40 reais
  • Divulgação: Redes sociais

E aí, o que achou dessas ideias? Temos certeza que vão fazer muito sucesso entre seus clientes! 😍

Se você tiver mais ideias de cupons de desconto, compartilha aqui nos comentários com a gente! Estamos loucos pra saber como o Delivery Turbo está ajudando a turbinar as vendas da sua empresa! 🚀

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